domingo, 12 de abril de 2009

Chocolate!!!!

Vilão ou mocinho?

Em tempos de páscoa é praticamente impossível resistir às tentações dos chocolates e ovos de páscoa espalhados pelas lojas, docerias e supermercados. É fato que o derivado de cacau sempre foi considerado o vilão de dietas, contudo, também é fonte de vitaminas (A, B, C, D e E) e sais minerais. Isso tudo além da capacidade de estimular a produção da serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem estar. Sendo assim, vamos deixar mais claro os benefícios e malefícios do consumo de chocolate. Lembramos que tudo em excesso faz mau, são recomendados cerca de 50 gramas no máximo de doces:


Malefícios

• Alto teor de calorias ( Em 100 gramas, o chocolate crocante possui 553 Kcal, o branco 550 Kcal, ao leite 540 Kcal e Chocolate amargo 537 Kcal).
• Pode causar dependência. Estão presentes a teobromina, a cafeína e a feniletiamina que promovem dependência. Geralmente é identificada a doença em pessoas ansiosas ou em depressão, que utilizam o produto como uma fulga e a tentativa de sentir-se bem.
• O chocolate branco é menos recomendado pela presença de gorduras saturadas do leite.


Benefícios

• Promove bem estar, por estimular a produção de serotonina.
• O Chocolate amargo possui antioxidantes, que combatem o evelhecimento e ajudam a diminuir os níveis de colesterol.
• Contém vitaminas e sais minerais.


Se você optar por se jogar nos chocolates nesta páscoa, fique ligado no que você deve fazer para acabar com os efeitos engordativos de 100 gramas do alimento. Não é nada fácil mas vale a pena:

Andando - 89 minutos
Correndo - 57 minutos
Nadando - 60 minutos de "crawl" em velocidade média
Hidroginástica - 48 minutos em intensidade média



Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)
Enviado por Rafaela Del Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário